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O e-mail marketing geralmente é visto como o chato. Ninguém gosta de receber, as pessoas não perdem tempo lendo e normalmente já vai parar direto na caixa de spam. Mas ele pode se tornar legal se a estratégia for bem definida e carregar um conteúdo importante junto com ele.
E assim como qualquer outra estratégia, o e-mail marketing tem que possuir um planejamento, um público-alvo e uma solução para os problemas deste público.
Formas de utilizar o e-mail marketing em engajamentos
O e-mail marketing pode (e deve) interagir com o público que está querendo atingir. Esse tipo de comunicação permite que o usuário converse com a marca, e vem sendo adotado pelas empresas para garantir o acesso ao e-mail em si e também aumentar o envolvimento com o cliente. Esta técnica oferece uma abordagem atrativa, deixando a caixa de entrada mais interessante e demonstrando que a empresa se preocupa com os clientes dela, oferecendo por meio do e-mail promoções ou parabenizando pelo aniversário, por exemplo.
A interação pode acontecer por compartilhamento social, levando um conteúdo interessante, fazendo com que o usuário sinta vontade de compartilhar com os amigos nas redes sociais. Abusar de pequenos vídeos também é muito relevante, uma vez que envolve quem está assistindo, mas neste caso o cuidado tem que ser redobrado pois vídeo pode significar mais demora no carregamento do e-mail, por isso títulos que chamem a atenção devem ser utilizados para que seja despertada a vontade de assistir o vídeo sem implicar na demora do download.
Uma forma muito legal para criar envolvimento com a ferramenta, também, é disponibilizar uma contagem regressiva, como é no caso de promoções, assim instiga o usuário a agir o mais rápido possível para não perder o produto em oferta.
Descarte a ideia de e-mail automático
O e-mail marketing é muito útil sim, porém em uma estratégia de engajamento ele deve ser completamente descartado.
Primeiro porque as pessoas não gostam de conversar com um robô, segundo que a técnica automática elimina qualquer possibilidade de interação com o consumidor, e se você quer demonstrar interesse no cliente, terá que conversar com ele. E aí é importante chamá-lo pelo nome já no início do e-mail, pois é o que acontece em conversas reais, longe dos celulares e computadores. A linguagem deve ser informal, nada de senhor ou senhora (até porque vamos admitir: ninguém gosta de ser chamado assim) para começar uma conversa, isso demonstra mais proximidade entre marca e cliente.
Uma forma de demonstrar que a marca conhece o cliente, é observar com que frequência ele compra um determinado produto. Por exemplo, se ele compra seu produto todo mês mas neste em específico você reparou que não houve a compra, é importante mandar um e-mail informando que notou esta ausência, lembrando-o de comprar o produto.
A AaZ conta com uma equipe de criação de conteúdo que ajuda você a atingir o seu público, fazendo com que ele se mantenha fiel à sua marca. Juntos podemos definir as melhores estratégias para a sua empresa.